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Problema na Comunicação
Problemas de comunicação nas empresas é um assunto muito familiar. Aliás, as empresas buscam soluções e poucas conseguem algum sucesso. Ocorre que nem sempre o problema está na empresa.
Luciano Muchiotti Saiba mais
Esse assunto há muito tempo que vem sendo discutido, principalmente nas empresas. As reclamações sobre problemas de comunicação parecem não ter fim. São muitas as tentativas para melhorar a comunicação, porém, percebe-se que são em vão.

Existem bons livros que tratam do assunto, mas não se resume somente a leituras. As empresas, os pesquisadores do assunto jamais podem se esquecer que para se resolver questões como essa é necessário lembrar que do outro lado está nada mais nada menos que o ser humano.

Penso não ser necessário nesse momento falar sobre a complexidade do ser humano.

Dessa forma, considerando que a complexidade do ser humano foi superada ao nível da compreensão, o restante será muito fácil de se resolver.

Em minha opinião não há um manual para se comunicar bem. Existem sim, técnicas, dicas, muito jogo de cintura e paciência. Talvez, juntando todos esses itens, seja possível nos aproximarmos de uma razoável comunicação.

Acredito muito no ser humano, e penso que todos deveriam acreditar. O simples fato de acreditar quebra nossas barreiras para ouvi-lo abertamente sem fazer prejulgamentos. Uma cena muito real é quando antes mesmo de terminar a fala, o emissor é interrompido pelo receptor. Muitas pessoas não esperam sequer que o emissor termine a frase e o interrompe com indagações, misturando "laranjas com milho".

Essa situação pode demonstrar falta de interesse, ou falta de paciência em ouvir o que o outro tem a dizer. Dois problemas ocorrem neste caso, um está relacionado com a desmotivação do emissor em lhe apresentar os fatos, e dessa forma não se completa o processo com sucesso.

Outro problema é você não conseguir receber as informações e depois ficar sem conteúdo para trabalhar a questão.

Esses são simplesmente pequenos detalhes. O emissor precisa tem um canal em que possa depositar as informações, isso significa dizer que o receptor precisa permitir que isso aconteça.

Detalhes como estes não são notados durante o processo de comunicação, talvez seja por isso e por outras questões que esse assunto está sempre em evidência.

Veja então algumas dicas para ter um bom processo de comunicação.

Receptor:

  1. Reconheça-se como receptor, você terá que ouvir e ponto final;
  2. Preste atenção no emissor, aqui você estabelece a comunicação em si;
  3. Esteja aberto para receber as informações, permita;
  4. Ao ouvir, olhe para o emissor mostrando que está atento a ele;
  5. Espere que ele termine de falar para fazer qualquer comentário, não desestruture seu pensamento;
  6. Anote as informações mostrando a ele sua preocupação e indiretamente motivando-o para próximos contatos;

Emissor:

  1. Fale claramente e devagar, quem ouve precisa entender;
  2. Procure ser objetivo, não fique dando voltas;
  3. Ao falar, olhe para o receptor apresentando as necessidades;
  4. Reconheça-se como emissor, suas explicações devem ser objetivas;
  5. Comunique-se bem e perceba o quanto seu trabalho vai melhorar e não podemos nos esquecer, o processo de comunicação não está somente no trabalho.
Forte abraço.

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