Cadastre-se Entrar
   
                                                     Nós fazemos por você !
Ensinamentos em vários níveis
Graças a nossa imensa capacidade de aprender, absorvemos diariamente dezenas e dezenas de informações, as mais variadas possíveis...
Luciano Muchiotti Saiba mais
Graças a nossa imensa capacidade de aprender, absorvemos diariamente dezenas e dezenas de informações, as mais variadas possíveis. Há uma frase que expressa muito bem esse aspecto, e diz que conhecimento não ocupa espaço e ninguém pode tirá-lo de nós. Dependendo da posição que você ocupa na empresa, não será possível guardar todas as informações apenas para você e de uma forma ou de outra, mais cedo ou mais tarde terá que compartilhar com alguém. Esse compartilhar é de fundamental importância, pois se você tem subordinados e eu diria que é como uma obrigação, você terá que muni-los de informações.

O grande desapontamento está no fato de que muitas pessoas, incluindo a liderança de uma maneira em geral, não possui essa característica. O ato de ensinar vai muito além do que simplesmente dizer: faça assim e pronto, como muitos assim praticam o ensinamento, inclusive os “chefes”.

Aprendemos de diversas formas, basicamente, observando, ouvindo, exercitando e escrevendo. Em qualquer ambiente de trabalho temos pessoas aprendendo a todo o momento. Preocupa-me muito como as pessoas estão aprendendo, e com quem estão aprendendo.

O líder pelas próprias características da sua posição, basicamente ensina através de exemplos. Quando temos pessoas que ocupam cargo de liderança, e imaginam que são líderes, surge outro grande problema, ou seja, as pessoas vão aprender o quê?

Independentemente da posição que as pessoas estão ocupando, elas vão aprender sempre. As empresas precisam se atentar para situações como essa, pois, podem estar praticando um falso ensinamento através de pessoas que não tem a capacidade de ensinar. Para ilustrar essa questão, não podemos nos esquecer da didática, que nada mais é do que a arte de ensinar.

Não pense que ensinar está relacionado somente às instituições de ensino, desde que nascemos começamos a aprender, e esse processo não acaba nunca. Se quiser aprender a ensinar, pare de ensinar imediatamente e descubra como ensinar.

Aprendemos com nossos pais, amigos, no seio familiar, na escola, na vida, nas ruas, em viagens, no trabalho e corremos o risco de aprender errado. Quando conseguimos discernir, assimilamos as coisas boas ao nosso entender, e desprezamos as ruins, segundo nossa percepção e o que a sociedade determina.

Para que as pessoas possam ensinar, precisam estar dispostas. Algumas frases de Rafael Grisi dão o toque mágico para essa arte.

Segundo Grisi, “é para a vida, não para a escola, que precisamos aprender”. Traduzindo para a vida corporativa, é para a vida, não para as empresas, que precisamos aprender. Aprendemos para as empresas por um período que terá fim, para a vida é bem diferente.

       Leia também!      
 
 
Sobre a empresa
História
Valores
Missão
Dirigentes
Serviços
Últimos Artigos
Fale Conosco