Cadastre-se Entrar
   
                                                     Nós fazemos por você !
A empresa dos sonhos
Provavelmente você se imaginou um dia trabalhando na empresa dos sonhos. Seria então uma empresa que vende ou fabrica sonhos?
Luciano Muchiotti Saiba mais
Provavelmente você se imaginou um dia trabalhando na empresa dos sonhos. Seria então uma empresa que vende ou fabrica sonhos?

Obviamente que não me refiro a nenhuma das situações.

Quantos jovens antes mesmo de concluir sua formação já se imaginam simplesmente trabalhando, tendo sua própria mesa, uma cadeira confortável, uma boa equipe, e acima de tudo podendo colocar em prática toda teoria aprendida na faculdade.

Muitos jovens após se formarem conseguem iniciar sua carreira profissional. Começam como trainee na maioria das vezes, e aos poucos vão construindo sua história. Infelizmente nem todos tem a mesma sorte, e por muitos anos ficam esperando uma oportunidade.

Situação como esta é muito comum, afinal, faculdades, universidade e cursos técnicos “despejam” milhares de jovens no mercado de trabalho a cada ano. É certo que o mercado não irá absorver a todos de uma única vez, e esse ciclo é infindável.

O conceito de empresa dos sonhos é muito relativo. Uma empresa pode ser boa para muitos, porém para a maioria é péssima. E quais são os indicadores para chegar a uma definição como essa?

Na realidade não há indicadores quando o conceito da empresa está entre ser boa ou não. Isso sim é muito relativo, porém, essas informações circulam livremente brotando da experiência de cada funcionário vivida nesta empresa.

A sua trajetória significa muito, principalmente, qual será sua avaliação no início, durante e no final de sua carreira. Se tudo correu bem e o funcionário não se sentiu prejudicado em algum momento, muito provável que sua opinião leve ao entendimento de que a empresa é boa para se trabalhar. Caso contrário, indiscutivelmente, não será nada favorável à empresa.

Essa situação é uma via de mão dupla, pois a empresa também avalia seus funcionários, é óbvio. Seus comportamentos e atitudes vão definir o conceito de bom funcionário ou não, e de empresa para empresa poderá mudar.

Entre conceitos positivos ou não as pessoas vão construindo suas carreiras e quase sempre não serão construídas na empresa dos sonhos. É muito difícil definir a empresa dos sonhos. Podemos é claro pensar em uma boa empresa para se trabalhar, e existem muitas.

Frases como: “o funcionário faz a empresa”, “se a empresa é boa, o funcionário também é”, entre outras, que são usadas na tentativa de um desabafo quando nada deu certo na carreira, são tentativas de minimizar o sofrimento.

Muita magoa é carregada quando o funcionário não teve suas expectativas atendidas em determinada empresa. Pessoa física se magoa, pessoa jurídica não.

Portanto, trabalhar em uma boa empresa é um sonho. Não fique sonhando com a “empresa dos sonhos”, pois o tempo vai passar e você corre o risco de nunca encontrá-la.

       Leia também!      
 
 
Sobre a empresa
História
Valores
Missão
Dirigentes
Serviços
Últimos Artigos
Fale Conosco